segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vá se regozijar!

Não dá pra ficar triste pelos mesmos motivos a vida inteira. E não há terapia que faça você exorcizar o seu passado, quando ele continua batendo à sua porta, de maneiras diferentes, sempre. Trabalhar os próprios traumas é como lapidá-los: cada vez mais, eles voltam menos perceptíveis a olho nu. Ou, de nu, o olho não tem nada. O olho vem vestido com suas roupas delusórias que nos impedem de ver a vida como ela é, de verdade. Ou não. A gente não sabe a intenção do outro. A gente não tá lá dentro da mente dele pra saber. E não adianta jurar que sabe, sim. A gente não sabe nada. E quer saber? Melhor assim. Pra que se preocupar se o que de pior você pensa que o outro pensa, pode ser ainda pior do que você imagina? Deixa pra lá...
Assim também é com a alegria. Feliz, você se expande, quer compartilhar com o mundo. Você quer gargalhar e espalhar felicidade por aí. Mas, calma, calma, foguentinha, não é todo mundo que tá preparado pra regozijar.
Regozijar. Adoro essa palavra. Pena que nem todo mundo conheça seu significado. No budismo, é se alegrar com a felicidade do outro. No dicionário é só alegrar-se, por qualquer motivo.
Independente do significado, não dá vontade de mandar as pessoas se regozijarem, de vez em quando?! Porque 'regozijar' parece um palavrão. Aí, você manda a pessoa pra´quele lugar: "Vá se regozijar!", e na verdade, tá mandando é ela ser feliz!

É isso: regozije-se!

Nenhum comentário: